Economia

Declaração Imposto de Renda 2013: Passo-a-Passo, Preenchimento, Dicas

 Declaração Imposto de Renda 2013: Passo-a-Passo, Preenchimento, Dicas

imposto_dicas

Chega o começo do ano e logo você lembra que está chegando a hora de fazer o seu imposto de renda. São tantas regras para seguir que não há quem não fique preocupado. Pensando em você, separamos algumas dicas para facilitar esse momento e evitar que você cometa erros. Confira agora:

1) Junte comprovantes de pagamentos das despesas que podem ser deduzidas (recibo de consultas médicas e de mensalidade escolar, etc).

2)  Separe os informes anuais de rendimento enviados pelos bancos até o dia 28 de fevereiro.

3) Para importar os dados da declaração de 2012 para a nova declaração deste ano, basta encontrar o número do recibo de entrega. Esse procedimento já agiliza o preenchimento.

3) Tenha em mãos os contratos e notas fiscais da compra de carros, motos ou imóveis em 2012. Você precisa informar  na declaração o valor e as condições de pagamento, o nome do vendedor e a data da compra, entre outras coisas.

4) Para os que possuem dependentes, é necessário colocar na declaração os dados pessoais e informações sobre a vida financeira deles, como rendimentos e patrimônio.

5) Para aqueles que venderam algum bem em 2012 e portanto tiveram um ganho de capital precisam informar isso na declaração deste ano. Tenha em mãos dados como o nome e CPF da pessoa que comprou, valor e forma de pagamento.

6) Os que investem em ações devem informar para a Receita Federal se teve lucro ou prejuízo com os papéis em 2012. Tenham em mãos os dados mês a mês.

Essas são as dicas básicas para fazer a sua Declaração de IR. Gostou das informações? Tem mais alguma dúvida? Comente no Dicas da Mel….

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.